11 de fev. de 2013


Diretrizes para consultoria e implantação de normas e politicas corporativas.




Sem maiores pretensões escrevi este escopo com diretrizes para auxiliar em uma consultoria e/ou inspeções Técnicas para implantação de sistemas de qualidade, segurança, normas certificadoras etc...





  1. Fazer um diagnóstico inicial da organização, para isto realizar uma reunião com membros de departamentos chaves que estarão envolvidos no processo de melhoria ou implantação do sistema até o fim.
  2. Traçar um plano de auditoria.(analisar o que já esta adequado na politica da organização para definir com clareza quais serão as normas e itens a serem priorizados com base na politica da norma a ser implantada em questão). 
  3. Visitar as áreas (visita de reconhecimento)da organização para definir posteriormente em planilha eletrônica mapeamento de riscos dos recursos materiais e humanos a serem analisados.
  4.  Plano de Emergência, perigos, riscos e quesitos legais.
  5. Gestão de EPI.
  6. Gestão de Equipamentos.
  7. Gestão de trabalhos de risco (trabalho em altura, espaço confinado, áreas perigosas e insalubres).
  8. Conversar com gestores de todas as áreas que participarão direta ou indiretamente das atividades do grupo de implantação, para que saibam e ajudem no reconhecimentos da normas e quesitos legais que deveram ser reavaliados em seu departamento.
  9. Reunir evidências de auditorias e inspeção realizadas pelo grupo para posterior análise e gradação dos riscos e prioridades.
  10. Reunião Geral para apresentação da análise e relatórios, com resumo gerencial e estimativa de prazos para conclusão dos trabalhos e certificação com auditores externos.
 Obs.:estes parâmetros servem apenas como base, não deve ser entendido como padrão, para cada situação devem ser observadas  metodologias especificas com eficiência comprovada.

Srs. prevencionistas, SUCESSO!!!!!!